Buscar

Como estudar?

Como estudar de maneira eficiente.

Busque sempre novos ares, novas pessoas, novas realidades.


Enquanto ensino, as questões que mais ouço são "Em quanto tempo vou aprender?", "Qual é o melhor jeito de estudar?", "É possível aprender em pouco tempo?". Mas hoje vamos nos focar em como estudar.


Estudar, diferente do que se pensava antigamente, não é mais visto como sentar em uma cadeira, enfiar a cara nos livros e ler e escrever até não aguentar mais. Principalmente quando se trata da aprendizagem de línguas.


Temos diversas opções quando se trata de estudo de línguas:


  • Consuma entretenimento na língua estudada

Assistir filmes e animes, ouvir músicas, ler livros, enfim, a lista é imensa e a quantidade de entretenimento disponível na internet é quase infinita. Mas lembre de que estudar consumindo entretenimento é bom, desde que você realmente estude. Apenas ouvir a música sem tentar entender o que realmente está sendo dito nela, não vai te ajudar.


  • Procurar conversar com nativos ou pessoas que falem a língua,

Mesmo que seja muito difícil e constrangedor no início, colocar o que você aprendeu em prática é sem dúvida um dos melhores meios de aprender.


Não espere para chegar ao nível avançado para conversar porque você não vai entender tudo o que a outra pessoa está falando. Sempre vão ter palavras, regras gramaticais e usos de tudo que você já estudou que você não conhece.


  • Falar sozinho

Eu sempre falei muito comigo mesmo. E quando estava estudando inglês (com Final Fantasy), pensar em inglês passou a se tornar rotina. Criar conversas fictícias, pensando em formas de dizer o que se quer sempre ajuda. Por isso, também, é bom deixar algum app de dicionário baixado no celular. (Vou fazer um post sobre dicionários mais para frente).


Se você não quer que as pessoas achem que você é louco, evite fazer isso na frente delas. Meio mundo deve achar que eu sou meio louco por ficar falando sozinho em qualquer lugar.


  • Tradicional

Ser tradicional e usar livros para estudar também não tem nada de errado e vai te ajudar a evitar erros que se você não parar para ler sobre o assunto em específico, não daria para descobrir.



Sei que a vergonha é um fator que impede muitas pessoas de avançarem e chegar a fluência, e é justamente por isso que um fator extremamente importante, é trabalhar para que a vergonha seja cada vez menos um obstáculo na hora de praticar. O medo de errar é forte, mas a sua vontade de falar com as pessoas de outros países tem que ser maior.


Procure também outras pessoas que estejam estudando a língua, mas "pra valer!", elas nos dão inspiração para estudar cada vez mais e assim, melhorar sempre. E evite as que estão lá só para dizer que estudam outras línguas.


Evite focar em uma coisa só e busque estudar de formas variadas. Assistir um filme é bom, mas também leia e escreva, fale e ouça.


Quando estamos vendo a pessoa, fica mais fácil para conversar não apenas por causa do contexto. Também estamos quase sempre fazendo leitura labial. Ver o movimento dos lábios ajuda a entender cada som que está sendo emitido. Por isso é bom ouvir músicas, ou CDs drama para quem gosta, podcasts, entre outros.


E para começar a praticar, deixe um comentário aí em baixo!


Por hoje é isso aí pessoal!

Mata ne!